Notícias do Blog
 

Otorrinolaringologista

conheça mais sobre nossos serviços

Otorrino

A otorrinolaringologia é a especialidade médica responsável por compreender e tratar doenças no nariz, ouvido e garganta, o otorrinolaringologista é também conhecido como otorrino. O otorrino é responsável por tratar das vias respiratórias, audição, voz e todas as suas alergias, porém, não é de sua especialidade os cuidados com os olhos e o cérebro. Possuímos uma equipe de otorrinos especialistas nas principais doenças.

Fale Conosco

Amigdalectomia

As amígdalas tem como função proteger a região da garganta de bactérias que possam causar infecções e resultar em amigdalite. A amigdalite pode ser causada por um vírus, que ataca principalmente crianças, devido a imunidade baixa das amígdalas, já em adultos é mais comum que a infecção seja através de uma bactéria. É possível que o paciente tenha alguns sintomas da infecção amigdalite como dor de garganta, dificuldade para engolir alimentos ou até mesmo água, em alguns casos pode haver febre alta. A infecção da amigdalite pode ser tratada por meio de tratamentos com antibióticos prescritivos pelo otorrinolaringologista, caso o paciente já tenha tido 3 vezes ou mais amigdalite, é necessário uma amigdalectomia.

Fale Conosco

Lavagem do Ouvido

O procedimento de lavagem no ouvido é responsável pela remoção do excesso de ceras, ou sujeiras acumuladas nos canais auditivos. A lavagem de ouvido só deve ser realizada por um otorrino experiente. É importantes lembrar que a lavagem de ouvido não deve ser utilizada para remoção de objetos ou corpos estranhos como insetos, nestes casos é necessário procurar um otorrinolaringologista. Devido ao acúmulo de cera no ouvido é possível ocasionar em algumas lesões, e podem acabar dificultando a audição. A lavagem de ouvidos é indicada para pacientes que possuem a cera de ouvido seca.

Fale Conosco

Nasofibroscopia

Para que otorrino avalie a cavidade nasal é necessário que seja realizada uma endoscopia nasal, que também é conhecida como nasofibroscopia. O exame de nasofibroscopia é utilizado para diagnosticar mucosas e permite analisar as estruturas da região nasal. A nasofibroscopia é feita por meio de um nasofibroscópio que é responsável por transmitir para um televisor as imagens internas da região nasal. Com o nasofibroscópio é possível diagnosticar possíveis alterações na cavidade nasal sem necessitar de procedimentos invasivos.

Fale Conosco

Otoscopia

O procedimento de otoscopia é realizado quando o otorrinolaringologista necessita avaliar o canal auditivo do paciente para localizar alterações. Com o exame de otoscopia é possível diagnosticas inflamações, corpo estranho entre outras patologias. É comum que os clínicos gerais e otorrinos, façam o exame de otoscopia durante uma consulta de rotina, ou após o paciente se queixar de dores nos ouvidos. O otorrino irá utilizar um espéculo para auxílio na avaliação.

Com o exame de otoscopia é possível que o médico consiga diagnosticar com antecedência casos que podem se agravar, como infecções ou inflamações. No caso de corpos estranhos é necessário ir ao otorrino o mais rápido possível.

Fale Conosco

Septoplastia

Para que as paredes nasais sejam devidamente separadas é necessário que a pessoa possua o septo nasal alinhado. Ambos os lados da cavidade nasal possuem estruturas que filtram e umidificam o ar enviado ao pulmão. Quando as pessoas possuem um desvio de septo descentralizado é comum que sintam congestão nasal e obstrução. O desvio de septo desalinhado pode ser causado por pancadas, inflamações ou podem ser de nascença. O otorrinolaringologista é responsável pela avaliação e diagnóstico do desvio de septo e se o paciente deverá realizar a cirurgia de septoplastia A cirurgia de septoplastia é solicitada quando o paciente encontra dificuldade na respiração.

Fale Conosco