O oftalmologista é o médico responsável por tratar de doenças oculares como, por exemplo a miopia, mas também pode diagnosticar glaucomas, catarata entre outras doenças oculares que podem afetar os mais diversos pacientes, porém, mais comum em idosos. A oftalmologia é uma especialidade que estuda todos os anexos oculares desde o canal lacrimal as pálpebras. Para que o diagnóstico de um oftalmologista seja preciso, é necessário a realização de alguns exames específicos, que podem ser feitos
O teste de visão de cores é indicado para pacientes que suspeitam de daltonismo, o teste de visão de cores é indicado pelo oftalmologista do Centro Médico Brasil, pois, o mesmo necessita de um diagnóstico preciso para a confirmação do daltonismo. O daltonismo é hereditário que pode ser transmitida somente do pai as filhas mulheres e das filhas para os filhos homens, porém, as mulheres (filhas) não possuem a manifestação do daltonismo, e podem ter 50% de transmitir para os seus filhos homens.
Muito confundido com o terçol o calázio é um problema ocular que surge devido a uma inflamação da glândula de Meibômio e causa obstrução. Devido a inflamação pode ocorrer um inchaço, e dores na pálpebras, lacrimejamento além de embaçar as vistas. É formado um cisto nas pálpebras que pode ser confundido com o terçol (hordéolo), por isso é importante que antes de qualquer procedimento o paciente procure um oftalmologista.
Quando a lente natural do olho (cristalino) esta opaca pode ser a doença de catarata. Pacientes que possuem a visão nublada como se olhassem para um vidro embaçado sobre de catarata. Durantes tarefas simples como leitura, dirigir um carro ou a interpretação da expressão de outras pessoas o paciente possui dificuldades de enxergar de forma nítido aquilo que está acontecendo devido a catarata.
É muito comum se ouvir dizer que o pterígio é a carne no olho, que aparece sobre a córnea. O pterígio se assemelha a conjuntiva, membrana que fica sobre a esclera e na parte interna das pálpebras. O pterígio costuma aparecer no canto interno dos olhos, porém existem alguns casos de pacientes que tiveram o pterígio do lado externo dos olhos. O pterígio pode ser considerado uma lesão, porém não infecciosa, mas corre um alto risco de afetar a visão. Ainda não foi descoberta uma causa significativa para o pterígio, mas de fato os oftalmologistas, sabem quais cuidados devem ser feitos para o tratamento da doença.
O exame de biometria ultrassônica, tem como objetivo medir e avaliar o globo ocular do paciente, geralmente os oftalmologistas realizam o exame de biometria ultrassônica em consultas de rotina, principalmente em pacientes que possuem doenças oculares, como a catarata e necessitam de cirurgia. Os oftalmologistas são especialistas qualificados e certificados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) para que os nossos pacientes possam receber um atendimento de excelência nos exames de biometria ultrassônica.
Durantes as consultas de rotina no oftalmologista todo e qualquer paciente necessita realizar o exame de biomicroscopia ou exame de lâmpada de fenda como também é conhecido, este exame tem como objetivo avaliar os detalhes, em geral, dos olhos. Os oftalmologistas são médicos especializados para a realização do exame de biomicroscopia, realizamos este exame para avaliar detalhadamente todas as partes dos olhos e investigar doenças oculares.
O exame de mapeamento de retina é muito comum no consultório, os oftalmologistas fazem o mapeamento de retina durante uma consulta de rotina dos pacientes. Mapeamento da retina tem como principal objetivo avaliar os nervos, vasos sanguíneos e também o tecido ocular responsável por captar as imagens. Com o mapeamento de retina é possível que o oftalmologista possa diagnosticar alterações nos olhos e recomendar o tratamento adequado.
O exame de refração ocular é o mais conhecido, pois se trata do exame que avalia o grau necessário para a confecção dos óculos ou lentes do paciente, caso necessário. Este exame é realizado por oftalmologistas qualificados e certificados pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) para que os nossos pacientes possam receber um atendimento qualificado na realização do exame de refração ocular.
O teste de acuidade visual é recomendado e feito por um oftalmologista qualificado, o teste de acuidade visual tem como objetivo avaliar o grau de dificuldade de visão do paciente. Os oftalmologistas responsáveis pelo teste de acuidade visual são qualificados e certificados pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) para que os nossos pacientes possam receber um atendimento qualificado e seguro. Recomendado pelo oftalmologista o teste de acuidade visual é realizado em pacientes que possuem dificuldades para enxergar. O teste de acuidade visual é simples e não requer um preparo físico do paciente.